Flying Ideas

2014

 

Decorreu no passado dia 17 de Maio o Flying Ideas, versão de 2014.

Foi um dia muito especial para a S3A, naquela que é uma das suas principais actividades. Participaram membros da direcção, o Presidente, Vice-Presidente e a Tesoureira. Participaram também membros do Marketing e do Concelho Fiscal. Participaram outros colaboradores, participaram ainda membros extraordinários, participamos todos! Foi um dia para a nossa Secção. Mas foi também um dia para todo o Técnico e em especial para o Curso de Aeroespacial. Juntos, alunos e amigos fizeram a festa, juntamente com alguns professores. No final de tanta competição todos queríamos descansar, e o descanso foi merecido.

 

Tudo começou umas semanas antes, num intenso trabalho no Laboratório de Aeroespacial, situado no pavilhão de Mecânica III. Todas as equipas passaram momentos apertados naquele que passou a ser a sua segunda casa. Muitos momentos de esforço e dedicação, bastante suor e trabalho. Muitas horas passadas sem comer e sem dormir. No fim já ninguém podia ver mais o laboratório, mas os projectos são mesmo assim. E os resultados estão à vista.

O dia da competição começou com as apresentações orais. As sete equipas que conseguiram chegar até ao fim (das dez iniciais) fizeram as suas apresentações no VA0.2 de Civil e foram avaliados por um júri de 5 elementos (Professores Fernando Lau e Filipe Cunha, Pilotos Jorge Silva e Diogo Henriques e ainda pelo nosso membro fundador Pedro Albuquerque). Houve muita interacção e muitas perguntas, algumas difíceis, mas as equipas souberam responder à altura.

 

 

De seguida almoçamos todos, à boa maneira Portuguesa, com bifana no pão grelhada por um ajudante de última hora, o Bernardo da APAE. Um momento de descontração com boa comida e em boa junto de todos os participantes. E claro, não pôde faltar a música e a diversão, trazida a todos pelo Alex.

Já no pavilhão da AEIST, associação de estudantes do IST, demos início às provas de Voo. Naquela tarde um balão controlado com três motores percorreu o circuito pretendido e fez uma excelente prova de Voo, a qual lhes deu direito a um 3º lugar final. Parabéns aos Fita-Cola Prós, viu-se também grande evolução relativamente ao balão do ano anterior.

Tivemos ainda tempo de ver uma demostração de Voo de um Quadcopter, show não faltou.

 

 

A etapa seguinte foram os Voos Outdoor. Este era o ponto forte da tarde, aeromodelos com cerca de um metro a um metro e meio de envergadura rasgaram os céus da Alameda para a satisfação de quem os viu. Foram muitas as emoções daquela tarde. Muitos nervos, muitas avarias, muitos contratempos. Para começarem os Voos esperou-se aquilo que pareceu uma eternidade, mas quando os aviões arrancaram, ninguém os parou.

Loopings, piruetas, voltas coordenadas, aterragem e quedas, houve de tudo. Apenas uma equipa não conseguiu voar, mas não foi por falta de esforço posso garantir. Viram-se grandes Voos, em particular o da equipa vencedora de Melhor Voo, as Ases do Ar, com o seu Biplano. Já é sabido, a Alameda é um sítio bonito para ver voar e sonhar. Se ainda não sabia, não falte para o ano.

Todas as provas feitas era hora de saber os resultados. Mas sem antes satisfazer o bichinho da fome com um coffe-break. No final ganharam todos, pois todas as equipas levaram para casa um prémio surpresa, foram eles:

Equipa Unida – Fita Cola Prós

Melhor Acrobacia – Caloiros Voadores

Melhor Aterragem – Cousas Que Bouam

Melhor Apresentação – V-Shark

Melhor Design – Asas do Técnico

Melhor Queda – Nós e o Abreu

Melhor Relatório – Cousas Que Bouam

Melhor Voo – Ases do Ar

E finalmente anunciamos os vencedores.

3º Lugar – Nós e o Abreu

2º Lugar – Caloiros Voadores

1º Lugar – Cousas que Bouam

Parabéns a todos! Todos mereceram prémios, foram todos fantásticos!

Resta agora agradecer a toda a gente que ajudou, aos Membros da S3A, ao Bernardo e Alex, aos Professores, aos Pilotos, ao Pedro que voltou às suas origens, a todas as Equipas e a todos os espectadores, propositados ou não.

Para o ano há mais, cá estaremos.

“Imagine and Create your own Flying Ideas”

 

 

Redigido pelo Organizador da Competição, João Paulo Silva
.

 

Powered by CoalaWeb